Como a satisfação dos clientes garante a força e a longevidade das empresas e das marcas. Em tempos de altíssima competitividade, garantir a satisfação dos clientes a partir dos seus desejos e expectativas são as melhores saídas para a sobrevivência dos negócios.
Responda rápido: o que leva um cliente a voltar a contratar os serviços da sua empresa ou a comprar novamente seus produtos num mundo de competição cada vez mais acirrada?
A resposta é simples: o nível de satisfação.
Mas satisfação do cliente é algo bem mais abrangente que o simples ato de voltar a comprar.
Índice
Toggle- É o sentimento gerado a partir da experiência dos clientes em relação aos serviços oferecidos.
- Mas isso tudo requer mudanças constantes nas estratégias, especialmente diante de um cenário complexo e inesperado como o de 2020 e 2021, que levou a maioria das empresas a uma verdadeira catarse.
- Estratégias e técnicas
- A Prompt tem plena consciência de que para tudo existe estratégia e técnica.
- Até mesmo para manter o cliente satisfeito. Algumas são fundamentais.
- Veja a seguir:
É o sentimento gerado a partir da experiência dos clientes em relação aos serviços oferecidos.
Mas isso tudo requer mudanças constantes nas estratégias, especialmente diante de um cenário complexo e inesperado como o de 2020 e 2021, que levou a maioria das empresas a uma verdadeira catarse.
O que num passado não tão distante era considerado uma boa estratégia, hoje pode não surtir efeito, independente da área ou atividade exercida.
Perderam o protagonismo as estratégias que visam apenas a conquista de novos clientes.
O mercado hoje exige que cada vez se trabalhe a partir da perspectiva do cliente, ou seja, que se entenda profundamente suas necessidades e expectativas a respeito do produto ou serviço que é oferecido, dentro uma visão mais ampla, holística, e não apenas numérica.
Mais do que dados, pessoas
Quando falamos em entender a perspectiva ou o “Foco do Cliente” vamos além dos dados que formam o seu perfil.
No mercado de 2021 as pesquisas precisam considerar não apenas números e padrões comportamentais, hábitos ou gastos financeiros dos clientes, mas também as emoções e sentimentos.
E são as emoções e sentimentos que movem as experiências de compra e conduzem todo o relacionamento futuro.
É bom lembrar que, ainda assim, não existe cartilha ou fórmula mágica. Afinal, estamos lidando com necessidades e desejos humanos.
Parceiros na solução de problemas
O trabalho com o “Foco do Cliente” permite que eles passem a enxergar as empresas como parceiras solucionadoras de problemas.
Uma estratégia bem alinhada entre as necessidades dos clientes e os objetivos da empresa pode gerar um potencial incrível de satisfação e proporcionar muito mais que uma venda para o negócio: um cliente apaixonado e fidelizado pela marca.
A Prompt trabalha exatamente dentro destes objetivos.
E investe na busca por elementos que ajudem a entender o que cada um dos clientes quer e precisa para desenvolver o seu negócio, seja por meio de recrutamento ou terceirização de mão de obra.
Isso levou a Prompt a um outro patamar no mercado brasileiro ao longo desses 23 anos.
Estratégias e técnicas
A Prompt tem plena consciência de que para tudo existe estratégia e técnica.
Até mesmo para manter o cliente satisfeito. Algumas são fundamentais.
Veja a seguir:
1 – Solucione o problema do cliente. Sempre. Impreterivelmente. Neste processo é importante que esteja sempre em busca de feedbacks ou retornos.
Como? Perguntando a eles.
E nada mais apropriado do que uma pesquisa de satisfação bem feita. Preste atenção nos comentários, reações e comportamento dos consumidores
2 – Faça auto avaliação. É muito importante ainda olhar para a sua empresa e fazer uma análise sistemática para descobrir onde ela pode estar falhando
3 – Preocupe-se cada vez mais com a qualidade no atendimento
4 – Melhore a velocidade do atendimento. Alguns atendimentos podem esperar, outros não, e se você não puder atender a uma urgência de seu cliente, certamente ele irá encontrar um concorrente que o faça.
5 – Cumpra os prazos rigorosamente
6 – Descomplique os processos. Invista em processos e ordens de serviço simples, claras e de fácil acesso
7 – Invista num pós-venda eficiente
Deixar de fazer um pós-venda adequado é um erro fatal. O pós-venda é tão importante quanto a venda em si para os clientes quanto o processo de venda em si.
No entanto, muitas empresas deixam seus clientes insatisfeitos por não perceber que a venda indica apenas a primeira etapa do relacionamento com o cliente. Este relacionamento precisa continuar, seja para abrir caminho para o fechamento de novas vendas ou mesmo para a indicação da empresa para amigos e conhecidos.
Por isso, é indispensável que o cliente tenha suporte em todas as dúvidas que possam surgir sobre o produto ou serviço contratado.
E lembre-se: o nível de satisfação dos clientes em relação a sua empresa vai garantir a longevidade da sua marca.
Portanto pesquise e invista em canais de atendimento eficientes tanto nas vendas como pós-venda e na criação de uma equipe que ajude seus clientes a ter sucesso.
A observação desses fatores fará com que sua empresa se diferencie dos concorrentes e os clientes atuem como promotores e defensores da sua marca.