Qualidades que recrutadores mais valorizam em um profissional

No momento em que você se candidata para uma vaga de emprego, é necessário que tenha as qualidades que os recrutadores mais valorizam em um profissional. Afinal, eles desejam preencher os cargos com pessoas competentes e que se encaixem na cultura de sua corporação.

Reunindo as características mais buscadas pelos recrutadores, especialmente se elas forem expostas em uma entrevista presencial ou no currículo, é possível ter ainda mais chances de conseguir uma vaga de emprego. Por isso, confira, neste artigo, que características são essas.

Resiliência

Enfrentar um problema nem sempre pode parecer um caminho fácil, pois ele é cheio de obstáculos e pode ter uma resolução difícil de encontrar. No entanto, para os recrutadores, esse tipo de qualidade pode ser de extrema importância para o desenvolvimento do profissional e da empresa.

Ser resiliente significa não desistir diante das dificuldades. Mesmo em uma situação onde há certa desvantagem, a visão otimista segue junto com os colaboradores. Ainda que possam falhar, como qualquer ser humano, os candidatos conseguem voltar para os eixos, mantendo-se produtivos e em busca de uma solução razoável.

Liderança orientada

A liderança orientada é uma outra característica de grande importância para os recrutadores. Para determinados cargos, é preciso saber como guiar o resto da equipe e, também, garantir que a decisão certa seja tomada a partir de um momento de pressão, onde possa parecer que não há saída.

Além disso, as empresas estão sempre em busca de profissionais que estejam dispostos a aprender a como ser um líder, mas que mantenham um bom ritmo de produtividade e apresentem características como dinamismo e proatividade. É necessário demonstrar desejo de seguir adiante, de progredir para ter equipes vistas como vencedoras.

Espírito amigável e de equipe

Um espírito amigável de equipe é essencial para garantir uma boa convivência com a equipe que antecede as novas contratações. Os recrutadores valorizam, e muito, candidatos que possam ser gerenciados com facilidade sem grandes problemas voltados para temperamento ou rigidez acerca das hierarquias estabelecidas na empresa.

Capacidade de se adaptar

É muito comum que alguns funcionários possam ser contratados para uma determinada função, mas, com o passar do tempo e com o próprio empenho, podem ser direcionados para outras atribuições. Para que isso seja possível a curto e a longo prazo, é necessário que o candidato apresente uma boa capacidade de se adaptar.

Afinal, esta característica está muito ligada com o desejo de liderar e de progredir. Todos os colaboradores que participam de uma entrevista para determinada empresa precisam levar em consideração a possibilidade de mudança, de troca de gestão e, até mesmo, da troca de função, desejando aprender cada vez mais e se enquadrar em uma nova posição.

Ambição

Algumas pessoas podem até imaginar que a ambição é uma qualidade negativa. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam. Essa característica pode ser muito relevante para os colaboradores que buscam progressão de carreira. Afinal, de que adianta contratar um funcionário que não pensa em seu próprio futuro?

A ambição está diretamente relacionada com a sede de conhecimento, fazendo com que o colaborador busque, cada vez mais, melhorar a própria performance e subir de cargo dentro do local onde trabalha. Sendo assim, isso manterá um ótimo ritmo de produtividade e uma clara dedicação ao trabalho.

Criatividade

Sem dúvida alguma, a criatividade é uma das características que deve aparecer em maior destaque. Afinal, quem não deseja um funcionário que tenha a capacidade de sair de uma situação complicada de maneira completamente inovadora e inusitada? Um simples gesto pode fazer uma completa diferença.

É comum que empresas de maior sucesso prosperem a partir da inovação, além de apresentarem uma melhoria consistente em relação aos processos internos. É indispensável ter um colaborador que saiba trabalhar de maneira autônoma, mas que também seja responsável por formular novos processos para realizar tarefas antigas.

Poder de decisão

Muitas decisões difíceis podem cruzar o caminho de um colaborador e cabe a ele saber lidar com isso. Por isso, é comum que os recrutadores passem a valorizar funcionários que sejam capazes de tomar as rédeas da situação e busquem, da melhor forma possível, chegar a um resultado proveitoso em um tempo relativamente curto.

Paixão

Por fim, uma característica que pode ser considerada muito importante é a paixão. Afinal, colaboradores que não se sentem felizes em suas funções tendem a abandonar o cargo rapidamente e, consequentemente, trazer prejuízos para as empresas. Por isso, mostrar-se interessado no que faz pode ser um verdadeiro diferencial nessas ocasiões.

Ir preparado para uma entrevista de emprego é de extrema importância. Afinal, os recrutadores estarão avaliando suas falas e ações a todo o momento. Agora, ao descobrir quais são as qualidades mais estimadas durante uma seleção, você poderá lidar melhor com a situação e, consequentemente, garantir a vaga que tanto almeja.

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